Voltar

Voltar
Voltar ao Blog

sexta-feira, 8 de maio de 2009

II Fórum de Administração em Saúde CASS - CRA/RJ


No dia 13 de maio o Auditório do CRA/RJ vai recebeu o II Fórum de Administração em Saúde, uma realização da Comissão de Administração de Serviços de Saúde (CASS) do CRA/RJ, com inscrições gratuitas para Administradores registrados e quites com o CRA/RJ.


O tema: “Salvar Vidas – Hospitais seguros em situação de emergência”, com destacou a importância do investimento em infra-estruturas e a necessidade de capacitação dos profissionais de saúde para a Gestão do Ambiente Assistencial, com foco na segurança e satisfação do paciente.

O talk show foi coordenado pelo Adm. Pedro Paulo Leite (ENSP/Fiocruz), integrante da CASS - CRA/RJ, com a participação dos Administradores André Tadeu (INCA), coordenador adjunto CASS - CRA/RJ e Fátima Ribeiro, coordenadora geral da CASS - CRA/RJ.

Também teve a participação confirmada o Auditor Interno da Qualidade e membro do Grupo Facilitador da Acreditação Hospitalar do HSVP, Vanderlei Timbó, e a Integrante do Comitê de Acreditação do Instituto Nacional de Cardiologia - INC/MS, Bárbara Caldas.
_________________________________________________


Crítica - 14/05/2009


Durante o Fórum foram discutidos diversos assuntos da qualidade e melhoria na área de saúde, onde o Administrador é a peça fundamental para que o sistema hospitalar tenha mais sinergia em sua gestão.

A Dra. Martha Lima (Gerente da Qualidade e Responsável pela Coordenação do Processo de Acreditação Hospitalar do HSVP), foi participante do Talk Show e disse uma frase muito interessante: “Pessoas não são como peças e não podem, simplesmente, serem retiradas da Área de Produção e serem colocadas

na Área de Não-Conformes”. Ela também destacou a importância da utilização de indicadores como ferramentas da Qualidade Hospitalar.

A Dra. Bárbara Caldas (Integrante do Comitê de Acreditação do Instituto Nacional de Cardiologia –INC/MS),

ressaltou que ainda há algumas barreiras para a Qualidade Total nos hospitais, mas deve haver uma mobilização de todos os envolvidos para que isso aconteça.


Houve a apresentação do Grupo O+, com a peça Segurança e Satisfação do Paciente. Um grupo que está de parabéns e apresentou a realidade que os doentes e seus familiares passam nos atendimentos de quaisquer hospitais públicos do nosso país.


Ao final do Fórum percebemos que nos Administradores, somos responsáveis pela saúde da população brasileira e que esses encontros com Administradores e o Profissional da Área de Saúde é uma forma de debatermos tudo o que há de errado para melhoramos este tão importante lugar que é o hospital, onde vidas são salvas todos os dias.

Um comentário:

  1. Gostaria de destacar o comentário feito pela Dra Bárbara a respeito da Acreditação, que não basta implantar todos os processos, é preciso mantê-lo sempre, tal como uma dieta alimentar, os colaboradores são reeducados para uma nova rotina afim de se obter maior qualidade nos processos, e não retroagir retornando aos vícios. Regiane Mansoldo

    ResponderExcluir